Por isso resolvi escrever sobre azeite aromatizados e seus métodos de preparo!

- Acondicione o azeite em frasco de vidro fervido por pelo menos 10 minutos;
- O azeite deve ser guardado na geladeira e consumido em 3 semanas, no máximo ou em freezer;
- Embrulhe o frasco com folha de alumínio para evitar a luz direta;
- Use ervas secas ou desidratadas, que tem menor teor de umidade, menor pH e oferecem menos risco;
- Não deixe as ervas dentro do azeite depois de pronto, a não ser as desidratadas;
- Compre as ervas já desidratadas ou as seque no sol, ou mesmo 20 segundos no microondas sobre um papel absorvente. Utilizando produtos desidratados o azeite pode ser preservado por períodos maiores em geladeria ou freezer.
Métodos de Preparo:
Infusão à frio
Consiste em mergulhar os ingredientes aromatizantes no próprio frasco do azeite. É neste método que pode haver o maior risco de contaminação, então, lave bem os ingredientes.
São até decorativos, mas devem ser conservados em geladeira e consumidos em 3 semanas no máximo.
Um exemplo clássico de azeite aromatizado a frio é o Molho Pesto.
Infusão à quente
Levar o ingrediente aromático ao fogo juntamente com o azeite até o ponto de levantar a fervura. Retirar do fogo, deixar esfriar e coar com um chinois ou peneira.
Este método apresenta algumas vantagens em relação ao processo à frio, é mais seguro pois evita contaminação pelo meio úmido, evitando a proliferação de microorganismos.
Seu efeito é imediato. Porém não são todos os ingredientes que podem passar por este processo, sendo indicados por exemplo: alecrim, pimentas, alho, tomilho, estragão, sozinhos ou combinações dos mesmos.
Infusão à força
Consiste em passar no liquidificador o azeite com o ingrediente aromático, depois coar o líquido. O melhor resultado para coar é com filtro de café, depois de coar o líquido pode ser torcido para um melhor aproveitamento.
Outras excelentes especiarias que podem ser utilizadas são:funghi, pimenta dedo de moça, louro, limão siciliano, salsinha, orégano, manjericão, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário